Frete grátis para todo Brasil

header

Internet - Mercado de trabalho - Jovens

Jovens e o mercado de trabalho: como a internet pode ser uma aliada

Marina Darcie

Nos últimos anos, observamos o crescimento da internet e das tecnologias digitais no Brasil, principalmente entre os jovens. Em 2021, 82% das casas brasileiras tinham acesso à banda-larga, mas esse crescimento não vem apenas da conexão residencial, é preciso considerar a conexão móvel, feita através dos smartphones: 96% da população internauta brasileira acessa a rede através de um aparelho celular.

De fato, em nosso país o número de smartphones é maior do que o número de habitantes! Mas, esses dados não são tão surpreendentes assim, se levarmos em conta que desde o fim do século XX a ascensão das tecnologias digitais de comunicação tem alterado nossa forma de interagir uns com os outros.

Mas quem acessa a rede?

A faixa etária mais conectada é a de pessoas entre 16 e 24 anos. Isso quer dizer que os jovens estão mais ligados às tecnologias e à inovação.

A Fundação Telefônica desenvolveu um estudo sobre a relação de jovens com a rede e os resultados foram impressionantes.

Todos os jovens entrevistados pela organização estão conectados o tempo todo! A única exceção é quando estão dormindo ou ficam sem bateria no celular.

O ambiente e os costumes vão mudando, se adequando a novos tempos. E com isso, notamos nessa geração a crescente dependência da internet e dos smartphones para o desenvolvimento de relações sociais, para a educação, para atividades de lazer, para participação pública e, também, para o trabalho.

O que o jovem faz na internet?

A Fundação chega a outros resultados interessantes para nós. Dentre as atividades que são mais exercidas pelos jovens na internet estão:

  • Comunicação e lazer: eles utilizam a rede para manter contato com seus amigos e familiares e também buscam, ali, seu entretenimento diário;
  • Busca de informações e serviços: não é só de lazer que o jovem vive! A internet também se tornou um lugar frutífero para consultar informações relevantes e diversas. Essa pesquisa vai de conteúdos acadêmicos a reviews de produtos, serviços e profissionais;
  • Capacitação e trabalho: o jovem está preocupado com o mercado de trabalho e vê, na internet, uma aliada para a inserção no mercado de trabalho e o crescimento profissional;
  • Comércio Eletrônico: quem não gosta de uma comprinha online que atire a primeira pedra! A facilidade de consulta e o desenvolvimento da segurança e transações comerciais online colocam o comércio na palma da mão de cada um de nós. Aquela peça desejo está a um clique de distância.

Jovens de diferentes idades entendem que a conexão com a internet é prioridade em suas vidas.

Essa demanda vem de encontro com necessidades criadas a partir do uso da rede, já que essas formas de interação modificam os padrões comportamentais dos jovens em todo o mundo.

O trabalho da juventude na internet

Já deu para perceber que as transformações dos meios tecnológicos colocam as novas gerações em evidência, afinal, esses grupos conseguem se familiarizar mais rapidamente com as novidades. Principalmente com aquelas trazidas por um aparelho celular, dispositivo que eles carregam na mão praticamente desde que nasceram!

Não é de se espantar, portanto, que essas novidades impactem em suas percepções sobre o trabalho, o mundo corporativo e a realização profissional.

É cada vez mais comum relacionar as gerações mais jovens a temáticas como o empreendedorismo, por exemplo. A Fundação Telefônica mostra que este é um assunto em pauta nas redes e 64% dos entrevistados para seu estudo desejam ter um negócio próprio em seu futuro profissional. Entre as razões para sonhar com seu próprio empreendimento estão:

1. A ampliação da renda individual;

2. A oportunidade de colocar sonhos pessoais em prática;

3. A possibilidade de explorar a criatividade;

4. A conciliação entre vida profissional e pessoal;

5. Não precisar trabalhar para outras pessoas;

6. Ajudar a construir um mundo melhor;

Boa parte destes jovens veem a internet como o lugar que estimula a inovação e garante novas oportunidades, na qual aqueles que estão conectados têm mais chances de ter sucesso nos negócios. E eles não estão errados!

Use a internet para gerenciar sua carreira de forma eficaz

Apesar desse grupo ter acesso a diversas ferramentas na palma de suas mãos diariamente, ainda há um número alarmante de jovens desempregados no Brasil. A cada três jovens brasileiros, um não está estudando e nem trabalhando. Esse dado chama atenção para diversos problemas possíveis, mas recrutadores responsáveis pela inserção dessa fatia da população no mercado de trabalho apontam que falta capacitação e ajuste às necessidades imediatas do mercado.

Nesse sentido, a internet pode ser uma ferramenta extremamente útil para jovens que estão começando suas carreiras. Veja como ela pode te ajudar:

  • Pesquisa de carreira: a rede é uma fonte inesgotável de informações, permitindo que os jovens pesquisem e explorem diferentes opções de carreira. Eles podem ler descrições de cargos, salários médios, requisitos de educação e áreas com alto valor no cenário atual do mercado;
  • Educação online: existe um número incontável de cursos online disponíveis na internet (inclusive gratuitos), permitindo que aprendam habilidades específicas e se preparem para carreiras em diversos campos;
  • Networking: a internet é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas com contatos de suas áreas de interesse. Dá para participar de grupos e fóruns online, entrar em contato com pessoas que trabalham em suas áreas de interesse e construir relacionamentos que podem ser valiosos para o futuro;
  • Busca de emprego: a maior parte dos recrutadores divulgam na rede oportunidades de emprego. É possível procurar por vagas em sites de empregos online e enviar currículos e cartas de apresentação diretamente para empresas;
  • Marketing pessoal: a internet oferece uma plataforma para jovens se promoverem e construírem uma marca pessoal forte. Eles podem criar um perfil profissional no LinkedIn, publicar conteúdo em um blog ou nas mídias sociais e mostrar suas habilidades e experiências para potenciais empregadores.

A gente sabe que estar atento às inovações do mercado é indispensável para aqueles que estão ingressando agora em uma nova carreira. Foi pensando nisso que desenvolvemos o monodot, dispositivo que traz praticidade e modernidade para o seu cartão de visitas. Através da tecnologia de aproximação NFC, nossa tag adesiva compartilha todos os seus dados com um toque e te acompanha onde você for.

CONHEÇA O
MONODOT

Então, qual é sua maneira de se destacar nesse cenário?

Saiba onde nos encontrar

O blog não é nosso canal exclusivo de relacionamento. Você pode encontrar mais do conteúdo caprichado que nosso time de Social Media prepara também em outras redes!

Confira tudo que preparamos para você e nos acompanhe no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok.

Marina Darcie

Analista de Marketing Pleno, doutora em Comunicação, louca por gatos, comida e filmes com temática natalina.

A Monocard traz uma forma inovadora de conectar pessoas. Transformamos possibilidades em realidade, e trazemos a praticidade do mundo digital para o físico.

payment

Geral

  • Editar Monocard
  • Blog
  • Política de privacidade
  • Política de Devolução
  • LGPD
  • Política comercial
  • Política de assinatura
  • Termos de uso

Contatos

  • Ajuda
  • Horário de atendimento: 08:00 às 18:00 – Seg à Sex
  • +55 31 9500-5105
  • [email protected]
  • Endereço: R. Abel Araujo, 192 - São Bento, Belo Horizonte - MG

Monocard® é uma marca registrada com patente pendente de MONO DIRECT LTDA. | CNPJ: 40.203.159/0001-28 - Todos os direitos reservados 2023