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Importância da cultura de feedback

Natália Rodrigues

Você sabe o que é feedback e qual a importância dele dentro das organizações?

Feedback é uma resposta oferecida ao profissional como método de incentivo. Esses feedbacks, em sua maioria, acontecem através de uma avaliação do líder para o liderado e vice-versa. Isso representa um investimento no relacionamento entre a empresa e os seus funcionários, proporcionando aprendizado e evolução contínuos.

Dar um feedback significa que você, como líder, se importa tanto com o seu liderado a ponto de sair de sua zona de conforto para ter um diálogo aberto e honesto. Mas ATENÇÃO, isso precisa ser feito com muito zelo, por isso, é importante que você também esteja devidamente preparado para que o seu feedback seja considerado eficaz.

Além disso, hoje também considera-se importante o tom de voz e a expressão corporal, sendo assim, é necessário muito cuidado para que sua expressão não pareça inapropriada.

Quais são os tipos de feedbacks em uma empresa?

  • FEEDBACK CONSTRUTIVO

Nesse modelo, são abordados comportamentos que impactaram negativamente e que precisam ser trabalhados. Aqui, apresentamos o melhor caminho para a melhoria.

  • FEEDBACK POSITIVO

Para este, o objetivo é enaltecer atitudes de impacto positivo, mostrando, assim, que a empresa valoriza tal comportamento.

  • FEEDBACK NEGATIVO

É um tipo de feedback que precisa ser apresentado com mais cuidado, pois é um momento em que você vai pontuar algo que precisa ser aperfeiçoado. NÃO SOMENTE, você precisará esclarecer como um comportamento não foi bem aceito no ambiente corporativo.

Confira os benefícios do feedback

PARA O COLABORADOR
  • Maior proximidade com o seu líder;
  • Confiança e segurança;
PARA OS GESTORES
  • Aumento da produtividade;
  • Profissionais motivados;
  • Relação sólida com o liderado;

Quer adotar a cultura de feedback para sua empresa? Veja algumas dicas!

Inserir uma cultura de feedback em uma empresa requer esforços contínuos e uma abordagem sistemática. Aqui estão algumas etapas que podem ajudar:

1. Comece com o exemplo: A liderança deve estar pronta para dar e receber feedback. Isso ajuda a estabelecer uma cultura de feedback aberta e honesta.

2. Crie um ambiente seguro: As pessoas devem sentir-se à vontade para dar e receber feedback sem medo de retaliação ou julgamento. Certifique-se de que a cultura da empresa apoie a abertura e a honestidade.

3. Estabeleça diretrizes claras: Estabeleça diretrizes claras para fornecer e receber feedback. Os funcionários devem saber o que esperar e como proceder.

4. Implemente um processo de feedback formal: Considere a criação de um processo formal de feedback. Isso pode incluir pesquisas de clima organizacional, revisões de desempenho e reuniões regulares de feedback.

5. Forneça treinamento: Forneça treinamento aos funcionários sobre como dar e receber feedback de maneira eficaz. Isso pode ajudá-los a se sentir mais confortáveis em fornecer feedback construtivo.

6. Celebre as vitórias: Reconheça e celebre as melhorias feitas com base no feedback recebido. Isso ajuda a reforçar a importância do feedback e incentiva uma cultura de melhoria contínua.

Lembre-se de que a implementação de uma cultura de feedback leva tempo e esforço. Mas, ao longo do tempo, ela pode ajudar a melhorar a comunicação, aumentar a eficácia da equipe e melhorar a satisfação dos funcionários.

Agora que já falamos um pouquinho sobre o assunto, gostaria de compartilhar como a rotina de feedback vem acontecendo aqui dentro da Mono!

Hoje, os líderes têm rotinas de 1:1 (one on one) com seus liderados à medida que percebem a necessidade, mas estamos prestes a transformar o feedback em algo rotineiro e constante, com a finalidade de fortalecer o vínculo entre a empresa e seus profissionais.

Em breve iremos iniciar nossa 1ª rodada de avaliação de desempenho, e a Sólides tem sido a nossa parceira na implementação de ferramentas úteis e ágeis.

Em busca constante por conhecimento, o nosso RH tem se tornado cada vez mais estratégico, o que é de extrema importância para a aplicação de feedbacks com embasamentos reais.

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Natália Rodrigues

Analista de Pessoas & Cultura, mediadora de conflitos, mãe de pet e degustadora de Heineken.

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